5 Dicas De Como Tirar As Melhores Fotos De Seu Artesanato

São diversos os nichos de trabalho na internet, um deles é a venda online de produtos, como artesanatos. O artesanato é uma forma de produzir baseada em trabalho manual, único, artístico, habilidoso e requer talento.

Se você é uma pessoa que tem talento para artesanato e está pensando em comercializar seus produtos na internet, então você irá precisar fotografá-los para poder divulgá-los.

O problema é que muitos artesãos fazem trabalhos lindos, porém não sabem como fotografar de uma forma que os valorize, pois uma imagem bem feita auxilia muito na venda do produto.

Por isso, acompanhe este texto, pois nele vou te dar 5 dicas para te ajudar a melhorar na hora de fotografar seus produtos. Confira!

como-fotografar-seus-produtos

  1. Conheça seu equipamento

Não basta você adquirir uma câmera boa e não conhecer seus recursos básicos. Por isso, a primeira dica é que você leia o manual da câmera ou converse com pessoas que tenha o mesmo equipamento, ou ainda, no caso de usar o celular, procure explorar os recursos.

Caso contrário, você não sairá do básico e as fotos apresentarão um aspecto empobrecido, o que deixará de valorizar seu produto.

  1. Posicione corretamente o equipamento

É importante que você posicione corretamente o celular ou a câmera, mantendo o equipamento sempre reto, sem tombá-lo de forma diagonal lateralmente e nem deixá-lo pendente para frente ou para trás, isto é, procure observar se o equipamento está reto em todos os seus lados.

Assim, a fotografia vai obter um aspecto mais profissional e assim seu produto vai ganhar mais evidência.

  1. Escolha um fundo para fotografar seus produtos

É muito importante pensar em um fundo de uma forma especial, muitas pessoas ao fotografar seus produtos, não se atentam a este detalhe, porém é um detalhe de extrema importância, pois o fundo bem escolhido e bem trabalhado proporciona capricho, dando um ar profissional à fotografia.

Por isso, a dica é utilizar papeis, tecidos ou uma superfície lisa, mas sempre de cores que contrastam com o produto, geralmente é recomendado utilizar a cor branca, exceto quando o produto tiver predominância de branco, pode-se usar estampado também, mas sempre com cuidado para não poluir a composição.

Você pode utilizar também outros objetos decorativos para compor a fotografia, como flores e velas, mas para não deixar que estes objetos tirem o foco do seu produto posicione-os em um plano mais profundo ou apenas no canto da composição.

Além disso, é interessante sempre observar possíveis imperfeições ao fundo, como objetos feios, rachaduras nas paredes, embalagens amassadas, etc. Evite também fotografar em sofás e camas, pois estas superfícies dão um ar de desleixo à fotografia.

  1. Utilize a luz a seu favor

O principal elemento de uma fotografia é a luz, por isso, é importante escolher um local onde a luz natural incida de frente ou acima do produto, colocando-o em foco. A luz proporciona nitidez e qualidade, tornando possível a visualização de detalhes do seu produto.

Ao fotografar seus produtos, portanto, você pode utilizar a luz natural ou artificial, isto é, usando luminárias ou equipamentos de luz próprios para fotografia. Mas não é preciso gastar muito para adquirir uma luminária, você mesmo pode construir uma utilizando lâmpada fluorescente.

Outra dica importante em relação à luz é evitar o uso do flash, ele pode alterar as cores do seu produto devido à forte incidência de luz concentrada em um ponto específico.

  1. Escolha o ângulo perfeito

Você pode escolher o ângulo que irá fotografar seus produtos, dependendo do tamanho do objeto, isto é, se for um produto pequeno, você pode fotografar de cima, pois este ângulo valoriza muito a fotografia e proporciona uma impressão de produção.

Além disso, você pode também fotografar de frente, para isso é interessante você utilizar um tecido liso posicionado na diagonal, porém com uma leve curvatura ao meio, de forma que não haja quinas no fundo, assim o produto fica bastante destacado.

Já se o produto tiver um tamanho maior, como um móvel, por exemplo, você pode posicioná-lo em uma parede lisa, sem imperfeições neste fundo e fotografar de frente, podendo alterar o ângulo para demonstrar melhor o produto.

Conclusão

Com estas dicas seus artesanatos ganharão mais destaque e assim será mais valorizado pela fotografia. São dicas simples e fáceis, portanto não deixe de segui-las ao fotografar seus produtos. Tenho certeza que você verá muita diferença no resultado das imagens. Gostou dessas dicas? Então deixe seus comentários logo abaixo.

Gostou? Compartilhe!!!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *