Como Ter Uma Mentalidade Empreendedora Diante Da Crise

foto artigo 4

Sabia que são nos momentos de crise econômica que as pessoas mais se dedicam ao empreendedorismo? Cada vez mais os profissionais bem qualificados querem ter seu próprio negócio e a chance de criarem novas fontes de renda. Hoje, existem diversos tipos de cursos e treinamentos focados no empreendedor, como ele pode criar seu próprio negócio, fazer planejamento financeiro e estratégico para sua empresa.

Neste post, vou abordar algumas dicas sobre como você poderá criar sua própria fonte de renda extra, mesmo em momentos difíceis, além de mostrar também as características de um bom empreendedor e o que ele deve buscar para estar sempre entre os melhores. Confira tudo isso agora!

  • Características de um bom empreendedor…

Algumas pessoas já nascem com habilidades que conseguem transformá-las em grandes empresários. Mas o empreendedorismo pode ir muito além disso e é preciso treinar algumas habilidades para se destacar no mercado. A principal característica que todos esses profissionais possuem é a capacidade de criar soluções inovadoras e, muitas vezes, para problemas ou carências que as pessoas nem imaginavam que pudessem existir.

Além disso, todo empreendedor tem o sonho em comum de ser independente, poder cuidar de todos os rumos de sua profissão e criar seu próprio planejamento financeiro. Então, para se ter sucesso no mundo dos negócios é preciso ser criativo, pensar sempre à frente, ter determinação, habilidade com gestão de pessoas e conhecimentos técnicos avançados que o permitam participar de todas as etapas de seu negócio.

  • Como avaliar uma ideia…

cropped-book.jpgAntes de investir todos os seus esforços e economias em uma única ideia, é preciso avaliar detalhadamente o mercado do qual quer fazer parte. O primeiro passo é criar seu próprio modelo de negócios, com pesquisas relacionadas à área e que apontem os possíveis nichos e possibilidades de exploração.

Criatividade é importante, mas não se esqueça de que para tirar uma ideia do papel ela precisa ser viável, em todos os seus aspectos. Faça suas próprias pesquisas, olhe também estudos que foram feitos por outras pessoas e esgote todas as possibilidades antes de se chegar a um modelo final de negócio, afinal, ele poderá mudar sua vida.

 

 

 

Empreendedorismo tem muito a ver com satisfação pessoal. Não é à toa que profissionais respeitados abrem mão de cargos super valorizados para se dedicarem a algo incerto, como um novo negócio. Por isso, é importante que você invista em mercados que te satisfaçam de alguma maneira e agora vou ser bem clichê: faça aquilo que você gosta!

Ter um propósito ou mesmo uma missão é muito mais desafiador e interessante do que almejar somente o lucro. Descubra qual é a sua missão e potencial para criar o emprego dos seus sonhos.

  • Tipos de renda mais comuns em época de crise…

Alguns nichos podem ser mais bem explorados em épocas de crise do que outros, pois certas necessidades nunca deixarão de existir, mesmo em períodos de crise e um grande exemplo disso é a alimentação. Outro mercado que não posso deixar de citar e que a cada ano mostra números mais robustos é o da beleza. Com bom planejamento financeiro e o oferecimento de bons serviços, não há profissional da beleza que não drible a crise.

Se você também for bom em um assunto específico como direito e economia, pode se dedicar também ao oferecimento de consultorias. Por fim, falo também sobre os negócios digitais, que são tão variados quanto as possibilidades que a internet nos oferece, e esse mercado necessita de produtores de bons conteúdos, profissionais em mídias digitais, criações de e-commerce interessantes, entre muitas outras coisas.

  • Peça ajuda…

É comum sentirmos dúvidas em qualquer momento da vida, ainda mais quando estamos iniciando um novo negócio. Então, não hesite em pedir ajuda a quem você tem confiança e seja capaz de compartilhar conhecimentos interessantes.

Você tem suas habilidades, mas não é um especialista em todos os assuntos. Tenha a certeza de que sozinho você não conseguirá levar seu empreendedorismo adiante e em qualquer estágio do seu negócio será bom contar com a ajuda de conselheiros.

  • Planeje-se financeiramente…

Por menor que seja o investimento inicial exigido pelo seu tipo de negócio, mesmo antes de colocá-lo em prática você terá que colocar em prática um bom planejamento financeiro. Essa mentalidade estratégica não serve apenas para os momentos de crise, mas diante da prosperidade também. Jamais misture suas contas pessoais com as finanças da empresa e controle-as com o máximo rigor possível.

E você, tem outras dicas sobre empreendedorismo? Compartilhe com a gente nos comentários. E continue por aqui porque eu tenho muitas outras dicas para você.

Gostou? Compartilhe!!!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *