Saiba Como Editar As Fotos De Seus Produtos

É comum nos depararmos com imagens muito bem produzidas nas lojas online, nas redes sociais em geral, mas nem sempre as pessoas sabem o que faz com que tais imagens pareçam tão bem produzidas.

Elas são bem produzidas não apenas devido à técnica do fotógrafo e ao equipamento. O tratamento da imagem é um fator muito importante para a qualidade de uma fotografia.

Por isso, além de caprichar na hora de fotografar o produto, também é imprescindível saber como editar as imagens. E é sobre isso que vou falar neste texto, por isso, acompanhe e assim você vai saber como editar suas fotos, valorizando seus produtos.

  • Programas de edição

Antes de tudo, é necessário você instalar um software de tratamento de imagem, como o Photoshop, que te proporciona inúmeros recursos de edição em diversos aspectos dos quais eu vou falar mais adiante, mas que posso adiantar que estes aspectos se referem à cor, contraste, filtros, níveis, correções, etc.

Além do Photoshop, existem programas aplicativos do próprio smartphone que também são de ótima qualidade e também proporcionam excelentes recursos. Alguns exemplos são o Facetune e o VSCOcam.

  • Utilize filtros ao editar suas fotos

Uma vez instalados o programa para editar suas fotos, agora basta colocar a mão na massa. Uma ótima opção é a utilização de filtros, este tipo de recurso está disponível em praticamente todos os aplicativos de tratamento de imagem, há várias opções de filtros, escolha um mais adequado para cada tipo de produto.

É importante que ao aplicar um filtro, você regule a intensidade do mesmo, a maioria dos aplicativos de edição proporcionam a opção de regular para mais ou para menos a intensidade do filtro, podendo adequar ainda mais à sua fotografia.

  • Cores

Ás vezes, a fotografia está incrível, porém com um tom amarelado, não é preciso descartá-la, é para este tipo de ajuste que há a possibilidade de corrigir as cores. No Photoshop a edição de cores está disponível na ferramenta “Color balance”, que possibilita a regulação específica dos tons vermelho, turquesa, magenta, verde, amarelo e azul, além de oferecer regulação de sombra e luz.

Em diversos outros aplicativos a ferramenta e bastante similar, pois também proporciona a possibilidade de regular as porcentagens de cores especificamente como no Photoshop ou através da regulação da temperatura, do branco, dos neutros ou saturação, etc.

  • Corte

Esta é uma das opções mais básicas que você tem ao editar suas fotos, mas muito importante, pois com o corte é possível enquadrar melhor o objeto e remover partes ao redor da foto que são indesejadas.

Por exemplo, se você utiliza uma mesa para fotografar o objeto e nesta mesa você posiciona um tecido branco para servir de fundo, porém na fotografia fica aparente um pequeno pedaço da mesa. Este é um exemplo de caso que basta cortar as bordas para resolver o problema.

No entanto, há algumas situações em que o corte de bordas não resolve o problema, para resolver isso há outro recurso que eu te conto no próximo tópico.

  • Remoção de objetos

Há muitas ocasiões em que a luz está ótima, o ângulo está adequado, a nitidez está perfeita, mas algum pequeno detalhe está arruinando a imagem. Assim, a fotografia não está perdida, basta editar suas fotos utilizando o recurso de remoção de objeto, presente em diversos aplicativos.

Este recurso é utilizado quando o objeto está em uma localidade da fotografia em que não basta cortar, ou quanto o corte retira a simetria da imagem, por isso, basta retirar o único objeto, como um inseto que pousou bem na hora da fotografia ou um detalhe esquecido que foi percebido posteriormente, etc.

No Photoshop este recurso está disponível na “ferramenta laço”, a qual você utiliza selecionando o objeto a ser eliminado e posteriormente, você deve selecionar o comando “preencher”, usando a opção “sensível ao conteúdo”, assim o preenchimento do fundo não será afetado.

Em outros aplicativos de celular este recurso pode se apresentar nas ferramentas de correção, como é no caso do Facetune, esta ferramenta é bem simples e geralmente basta você selecioná-la e aplicá-la diretamente no objeto a ser eliminado.

Então concluindo

Após caprichar na hora de fotografar seu produto, não se esqueça – portanto – de caprichar também na hora de editar suas fotos, esta etapa é tão importante quanto a etapa da fotografia em si. Por isso, instale um programa e já comece logo a utilizá-lo, você verá a diferença da qualidade da imagem dos seus produtos. E depois volte para compartilhar com nós a sua experiência.

Gostou? Compartilhe!!!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *